O Brasil perde Haroldo Lima, um bravo combatente

Prof.Lejeune Mirhan - 24-03-2021 2702 Visualizações

Faleceu na madrugadadesta quarta-feira, dia 24 de março de 2021, o ex-deputado federal pela legenda do Partido Comunista do Brasil – PCdoB da Bahia, Haroldo Lima, aos 81 anos. Após muitos dias na UTI de hospital de Salvador, na capital baiana, o camarada não resistiu às complicações da doença Covid-19. Haroldo que lutou bravamente desde a sua juventude contra os mais ferrenhos inimigos do povo brasileiro, acabou por perder a batalha para o corona vírus.

Haroldo Lima nasceu na cidade de Caetité, Bahia, em 7 de outubro de 1939. Com seus 18 anos ingressa na Universidade Federal da Bahia em 1958, no curso de engenharia elétrica. Milita ativamente no movimento estudantil baiano, na União Estadual dos Estudantes da Bahia, na União Nacional dos Estudantes. Foi membro da Juventude Universitária Católica.

Em 1962, com Aldo Arantes, Herbert de Souza – o Betinho – e outros, funda a Ação Popular, inicialmente sob influência da Igreja Católica. Em 1969 muda-se para São Paulo onde coordena a Comissão Nacional Camponesa da AP, que já defendia a guerra popular de guerrilha para derrubar a ditadura militar.

Entre 1971 e 1972 lidera os debates internos na AP, para que ela se transforme em Ação Popular Marxista-Leninista, bem como abre o debate para a incorporação da organização nas fileiras do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, liderado por João amazonas (1912-2002). Já em 1972, inicia-se a preparação da lendária Guerrilha do Araguaia, a maior resistência armada à ditadura militar já organizada.

Com a incorporação da APML à estrutura do PCdoB, ingressam no Comitê Central do Partido, além de Haroldo Limas, outros quadros históricos como o próprio Aldo Arantes, Ronald Freitas e tantos outros, dando ao PCdoB um vigor ainda maior.

Em 15 de dezembro de 1976, quando ocorria uma reunião do Comitê Central do PCdoB em uma casa na Rua Pio XI na Lapa em SP, a polícia invade o local, mata os dirigentes Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e João Batista Drummond, além de prender o próprio Haroldo Lima, Aldo Arantes, Elza Monerat e Vladimir Pomar. Esse evento entrou para a história como o “Massacre da Lapa”.

Haroldo foi barbaramente torturado nas dependências do DOI-CODI em SP. Comportou-se bravamente, preservando a estrutura partidária. Ficou na prisão até a anistia de agosto de 1979, quando volta para Salvador, Bahia. Ele seria novamente preso em 1981 quando dirigia lutas populares na capital baiana.

A partir desse ano passa a articular com Francisco Pinto, a chamada Tendência Popular do PMDB, Partido que Haroldo se filia na impossibilidade de participar por seu Partido, completamente clandestino. Elege-se pela primeira vez deputado federal pela Bahia em 1982, sendo o mais votado na cidade de Salvador.

Com a legalização do Partido em 15 de maio de 1985, transfere-se para a legenda comunista, sendo reeleito em 1986 como deputado federal constituinte. Reelege-se sucessivamente até tentar uma candidatura ao senado em 2002, tendo sido derrotado. Haroldo honrou a Câmara dos Deputados por cinco mandatos de deputado federal, por 20 anos.

Já no governo do presidente Lula, é nomeado em 15 de janeiro de 2005 para a diretoria geral da Agência Nacional do Petróleo, onde permanece até 2011. Haroldo fez o anúncio da maior descoberta de petróleo na história do Brasil, que foi o pré-sal em 2008. Ao deixar a empresa, atua como um dos mais respeitados consultores sobre energia do petróleo.

Haroldo era um grande quadro comunista. Não só pela sua produção teórica, mas pela sua prática de dirigente. Esteve na República Popular da China, desde a década de 1960, por diversas vezes, e era um profundo conhecedor da teoria de Mao Tsé Tung.

Tive a hora de tê-lo conhecido ainda na clandestinidade, seja em atividades estudantis da UNE, seja em reuniões partidárias. No período que atuei como membro de comissões auxiliares do CC do Partido entre 1997 e 2015, estivemos juntos muitas vezes, inclusive em cursos de formação marxista, na qual Haroldo era professor.

Haroldo deixará uma imensa lacuna tanto na direção do Partido, quanto entre os seus quadros partidários, que demoraremos muito tempo para substituí-lo. Perde o Partido, perde a luta do povo, perde o Brasil, com a morte desse grande brasileiro, desse grande patriota.

Memória eterna à Haroldo Lima!

* Sociólogo, professor universitário (aposentado) de Sociologia e Ciência Política, escritor e autor de 14 livros, é também pesquisador e ensaísta. Atualmente exerce a função de analista internacional, sendo comentarista da TV dos Trabalhadores, da TV 247, da TV DCM, doscanaisOutro lado da notícia, Iaras & Pagus, Rogério Matuck, Contraponto, Democracia no ar, Conexões, todos por streaming no YouTube. Publica artigos e ensaios nos portais Vermelho, Grabois, Brasil 247, DCM, Outro lado da notíciae Vai Ali.

Todos os meus livros podem ser adquiridos na Editora Apparte no endereço: www.apparteditora.com.br e as compras podem ser parceladas em até seis vezes sem juros. O meu site pessoal é www.lejeune.com.br, onde estão todos os meus artigos, a maioria de política internacional e também política nacional e Sociologia brasileira. Recebo e-mails no endereço: lejeunemgxc@uol.com.br. Meu Zap é +5519981693145. Meus endereços nas redes sociais são: Facebook: www.facebook.com/lejeune.mirhan; Instagram: @lejeunemirhan; Twitter: @lejeunemirhan; Youtube: lejeunemirhan.