Novo curso de Geopolítica do Prof. Lejeune

Prof.Lejeune Mirhan - 03-03-2021 3599 Visualizações

Devido ao sucesso do primeiro curso on-line de geopolítica ministrado pelo Prof. Lejeune Mirhan, desta vez será oferecido um novo curso de Geopolítica Mundial – Tópicos avançados, que terá como objetivo geral realizar um aprofundamento sobre a geopolítica mundial e as relações internacionais, já que a globalização, o intercâmbio, a proximidade e interligação de tudo em função das redes sociais vem diminuindo as distâncias e tudo se relaciona.

É um curso que se destina às pessoas que tenham um conhecimento básico de geopolítica e que querem se aprofundar no assunto, dirigida aos profissionais de diversas áreas das ciências humanas, em especial Ciência Sociais, Sociologia, Ciência Política, História, Economia, Relações Internacionais e Direito (área internacional).

Será um curso de 60 horas, sendo as aulas preferencialmente às segundas-feiras, das 19h às 22h (ou noites alternadas a depender da agenda do/a professor/a), a partir do dia 5 de abril de 2021, com término previsto para 30 de agosto de 2021. As aulas serão ao vivo, mas ficarão gravadas por um período de cem dias, para os alunos que não puderem assistir ao vivo.

O curso contará com um corpo docente de mais de vinte professores convidados, a maioria professores doutores e especialistas em diversas áreas da geopolítica mundial.

O viés ideológico do curso será de críticaao capitalismo financeiro, bem como adotará uma linha de pensamento marxista, com base no materialismo dialético e histórico aplicado às relações internacionais, levando em conta a luta de classes internas nos países e em plano mundial. Pode-se assim dizer que o curso se insere no campo da resistência anti-imperialista.

Serão vários temas abordados, entre eles teremos, a saber: A África no cenário geopolítico mundial; A mulher no mundo árabe; A questão do trabalho no mundo; América Latina; Bases Militares dos EUA no mundo e a OTAN; Brasil na conjuntura geopolítica mundial; BRICS; Conceitos de soberania nacional; Direito Islâmico; Economia global e capitalismo financeiro; Fascismo no mundo; Geopolítica mundial da energia; Guerra fria; Islã Político; Líbano; Neoliberalismo; Novas Rotas da Seda; Palestina e sionismo; Panorama da geopolítica mundial; Racismo no mundo hoje; República Popular da China; Sindicalismo internacional e Síria.

São os seguintes os/as professores confirmados até o momento e seus respectivos temas a serem abordados e que já confirmaram:

Prof. Dr. Elias Jabour (UERJ) – República Popular da China;

Prof. Dr. Aloísio Sérgio Barroso – Economia global e capitalismo financeiro;

Jornalista José Reinaldo Carvalho (Editor Internacional do 247) – Panorama da geopolítica mundial;

Prof. Dr. Diego Pautasso (UFRGS) – Novas Rotas da Seda;

Dr. Assad Frangieh (Especialista em Política Libanesa) – Líbano (duas aulas);

Jornalista Dilermando Toni – Brasil na conjuntura geopolítica mundial;

Prof. Dr. Marcelo Buzetto – Palestina e sionismo;

Drª Claude Hajjar (Fearab América) – A mulher no mundo árabe e Síria (duas aulas);

Dr. Ronald Freitas – Conceitos de soberania nacional;

Prof. Edson França – A África no cenário geopolítico mundial;

Prof. Dr. Mohammad Hadjab – Islã Político, Argélia e Egito;

Prof. Dr. Igor Fuser (UFABC) – Geopolítica mundial e energia;

Prof. Dr. Gilberto Maringoni (UFABC) – América Latina;

Nivaldo Santana (CTB) – A questão do trabalho no mundo;

Prof. Roberto Ponciano – Fascismo no mundo;

Profª Socorro Gomes (CMP) – Bases Militares dos EUA no mundo e a OTAN.

Faltam ainda confirmar os professores que falarão de BRICS, Direito Islâmico, Israel e Racismo estrutural no mundo. Estamos aguardando as respostas aos nossos convites. Estamos na fase de verificar o potencial de alunos/as interessados/as. Para isso, faça a sua pré-inscrições através do WhatsApp do Prof. Lejeune cujo número é +5519-981693145 enviando seu nome completo. Estamos te aguardando.Maiores detalhes no card anexo.